in

5 passos para uma vida sexual melhor

5 passos para uma vida sexual melhor

Muitas vezes deparamo-nos com palavras que nos tentam ensinar como “Leve o seu parceiro à loucura na cama!”, ou afirmam conhecer “Os maiores segredos da excitação”.

Enquanto alguns dos conselhos podem até ser informativos, há também uma mensagem generalizada que nos tenta fazer crer que uma atividade sexual frequente equivale a uma relação duradoura. Sabemos que isso não é verdade. Sexo, isto é, bom sexo é tão diverso quanto as pessoas na terra. Toda a relação sexual é diferente e totalmente dependente das pessoas que se dão umas às outras. A principal chave para uma vida sexual feliz é a comunicação honesta entre todas as partes envolvidas. Vamos ser adultos consentidos e comunicativos, ok? 


 1. Então, achas que sabes? Deixa-te disso

Quando se trata de frequência sexual ou como o ato deve parecer no quarto, não existe “normal”. Não há nenhuma estatística ou terapeuta capaz de te dar uma fórmula perfeita para uma ótima vida sexual. Algumas pessoas envolvem-se em atividade sexual três vezes por semana. Outros, só uma vez. Cada casal tem o seu próprio ritmo, e cabe aos dois descobrir o que vos deixa confortáveis. Debater sobre os próprios pontos de vista e expectativas de frequência é um ótimo e saudável exercício de comunicação. O desejo sobe e desce entre parceiros ao longo do tempo devido a muitos fatores externos, como trabalho, contas, hormonas, problemas familiares e saúde. Antes de ires mais longe, livra-te das expectativas sociais de como a tua vida sexual deveria ser.

2. Expressa-te: necessidades e desejos

Muitas vezes, a ideia de iniciar uma conversa genuína sobre sexo acaba abafada. Mais uma vez, os media lançam padrões de como surpreender o nosso parceiro com dirty talk ou uma técnica nova, que pode ou não terminar bem. E talvez esse método até poderá desencadear uma conversa sincera sobre desejos e necessidades, mas há uma maneira mais direta: basta perguntar e conversar sobre preferências e fantasias. Não esperes chegar a um acordo em tudo e mantém a mente aberta. Isso não vai mudar a relação sexual da noite para o dia, mas uma vez que tenham criado um espaço seguro, com mais discernimentos, isso poderá resultar, porventura, em novas experiências. 


3. Explora!

Superado o obstáculo de conversar sobre como intensificar a atual rotina, pesquisem juntos! Sejam os livros de Anaïs Nin ou o Kama Sutra – existem guias abrangentes para o prazer. Visita uma loja de lingerie ou uma sex shop. Se os nervos atrapalharem, pergunta e deixa-te guiar pela loja. Procura comunidades on-line que atendem atividades específicas que te possam interessar. 

4. Esquece o fim

Os orgasmos são considerados o ponto de exclamação – o “objetivo final”. Mas se estás realmente a abordar a tua vida sexual com o único foco de finalizar, então estás a desperdiçar intimidade de qualidade. O orgasmo não é o único marcador de bom sexo. Aproveita a viagem e não só o destino. Então, da próxima vez em vez de caçar incansavelmente o ponto ideal, concentra-te em apreciar o corpo: constrói confiança através do toque. Estuda as zonas erógenas e explora as áreas sensíveis na pele. Durante os preliminares, tenta negar um dos sentidos ou restringir o movimento de um membro e presta muita atenção em como isso te faz sentir. Se queres que isto seja uma experiência agradável para ambos, então presta atenção às dicas não-verbais e à linguagem corporal. Livra-te da pressão para atingir o clímax e aproveita o processo de descobrir outras formas de te envolveres nos preliminares. As descobertas serão surpreendentes!

5. O que importa é que te divirtas!

Se não te estás a divertir com isto tudo, procura e explora. Algumas coisas poderão não ser tão boas quanto imaginaste (considera o efeito pegajoso do chantilly ou chocolate), mas aprenderás a estar mais confortável. Um de vós pode tossir, espirrar ou soltar-se num momento realmente inoportuno, e o melhor é rir-se sobre isso. O sexo é uma forma especial e sagrado de as pessoas se partilharem, mas é para ser apreciado e explorado juntos, acima de tudo. Então, mãos (e mentes) à obra e bota picante; solta esse apetite voraz que há em ti!

Aprimorar a vida sexual não é encontrar novos brinquedos ou posições interessantes: trata-se de encontrar novas maneiras de se relacionar a um nível mais íntimo. Abandona as expectativas, lembra-te que os casais respeitam as fronteiras um do outro e pratiquem sexo seguro. Em última instância, aprender a comunicar desejos pode aproximar-vos em cada aspeto da vossa relação.

Mesmo que só seja conversar abertamente sobre sexo, já é uma grande melhoria na capacidade de serem mais genuínos com quem mais importa para vós.

Seria um desperdício limitar os benefícios da grande comunicação humana apenas às affaires do quarto na noite de sábado…

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ApartadoX.

Dores e Prazeres

Dores e Prazeres

Serviço de Apoio ao Cliente

Serviço de Apoio ao Cliente