in

Como lidar com os ciúmes

Como lidar com os ciúmes

Lidar com os ciúmes é sempre complexo e é normal sentir ciúmes. No entanto, não é um sentimento do qual nos devemos orgulhar.

Ninguém gosta de sentir ciúmes. Porém, senti-lo é uma emoção humana natural e saudável desde que seja leve. O problema do ciúme é quando se torna excessivo de tal forma que não o conseguimos controlar, acabando por afetar a nossa vida e os nossos relacionamentos.

Pode ser desagradável experimentar o que acontece quando permitimos que o ciúme nos domine ou molde a maneira como nos sentimos. É por isso que é preciso entender os nossos sentimentos e aprender a lidar com o ciúme de maneira saudável.

O que provoca o ciúme?

O ciúme normalmente é provocado por problemas de insegurança e baixa autoestima. Por vezes, a pessoa não se sente confiante ou atraente o suficiente aos olhos do parceiro. Não acredita que alguém a possa amar e valorizar como ela é. 

Outras vezes o ciúme pode ser causado por expetativas irrealistas sobre o relacionamento.

Seja de que forma for, é importante saber como lidar com os ciúmes para que não seja impeditivo de ter um relacionamento e vida saudável.

Como lidar com os ciúmes
Saiba como lidar com os ciúmes

Dicas para lidar com os ciúmes

  • Admitir que sente ciúmes – Não conseguimos lidar com um sentimento se estivermos em negação. Portanto, o primeiro passo é admitir que sente ciúmes. 

    A partir daí é preciso entender o que desencadeia este sentimento. Por exemplo, as crises de ciúmes podem acontecer porque a pessoa acredita que o parceiro tem interesse noutras pessoas.

    Mas será que é o outro que está a ver atributos mais sedutores nessas pessoas ou é a própria pessoa que se está a escolher comparar? Provavelmente, a insegurança tem origem na baixa autoestima.
  • Conversar sobre os ciúmes – Ter uma conversa aberta e sincera com o par pode ajudar muito a minimizar o conflito causado pelos ciúmes. A pessoa ciumenta tem que ser sincera sobre como se sente e o que a está a deixar desconfortável. 

    Pode explicar, por exemplo, que sente ciúmes porque noutro relacionamento foi traída e o par vai compreender e ajudar a ultrapassar.

  • Não criar dramas desnecessários – O parceiro pode olhar para alguém que está a passar na rua, mas isso não significa que ele quer estar com esta outra pessoa. É algo perfeitamente normal.

    Podemos ver alguém bonito na rua e olhamos. Só isso. Não vale a pena discutir e criar conflitos sem necessidade por algo tão banal.

  • Não ter hábitos tóxicos – Uma pessoa pode achar que se ficar a controlar o parceiro, vai ficar mais tranquila. Isso é pior porque vai deixá-la ainda mais ansiosa. Por exemplo, ver o telemóvel, espiar as redes sociais ou vasculhar a carteira para tentar encontrar algo, é a pior atitude que se pode ter. É a receita perfeita para terminar uma relação. 

  • Não tomar decisões precipitadas e acalmar-se – As decisões tomadas sob forte emoção são as piores. O ciúme descontrolado pode manifestar-se em inveja e raiva, o que pode levar ao desgaste do relacionamento, que é o oposto do que se quer.  

    É necessário que a pessoa com ciúmes tire um momento para respirar fundo e se acalmar quando estiver no meio deste turbilhão de sentimentos, caso contrário, a probabilidade de se arrepender por uma má escolha é grande.

Como dissemos no início, ter ciúmes é normal e humano. O que importa é a forma como lidamos com este sentimento.

Lidar com os ciúmes com base em estudos

Felizmente, existe um sem número de artigos e publicações científicas com estudos aprofundados sobre as origens, sintomas e como lidar com os ciúmes de forma a ajudar as pessoas que têm dependências emocionais com outras pessoas.

É aconselhável consultar-se com um especialista que ajude a entender as razões por trás desses sentimentos, descobrindo a causa, o que permitirá melhorar o seu estado de espírito em relação a esta condição. Vai ajudar a lidar com os ciúmes ou mesmo acabar de vez com os efeitos mais nocivos dos mesmos.

Se gostou do nosso artigo sobre como lidar com os ciúmes, partilhe com os seus amigos.

Artigo atualizado, tendo sido publicado inicialmente a 20 de Outubro de 2022.

Disfunções Sexuais Femininas

Disfunções Sexuais Femininas

Como quebrar a monotonia sexual no verão

Como quebrar a monotonia sexual no verão