in

Como ativar o Controlo Parental

Saiba como ativar

Controlo Parental

Numa altura em que os nossos filhos já nascem com acesso à tecnologia digital, é muito importante o controlo parental.

Todos sabemos que o mundo virtual permite aceder a uma grande quantidade de informações que há uns anos atrás, seria muito mais difícil e moroso de alcançar. Isso é claramente uma mais-valia. No entanto, a quantidade de informação disponível também significa que existem conteúdos que não são apropriados para crianças e/ou adolescentes.

E aí fica a pergunta: existe alguma maneira de monitorizar e controlar o acesso dos filhos às informações disponíveis na internet? A resposta é sim, existe. Trata-se do Controlo Parental.

O que é o Controlo Parental?

O Controlo parental é uma ferramenta criada para que os pais ou adultos responsáveis possam controlar e restringir o acesso das crianças e adolescentes na internet, telefone, aplicações e dispositivos individuais.

Alguns produtos de software ou aplicações móveis podem ser adquiridos enquanto outros são gratuitos. Além disso, já existem ferramentas de Controlo Parental presentes nos sistemas operacionais de telemóveis, tablets, computadores ou disponíveis no próprio fornecedor de serviços de Internet.

Obviamente, o que é ou não apropriado para cada caso é decisão individual dos pais e responsáveis. A decisão deve ser baseada em fatores como idade, capacidade, crenças e valores familiares.

Como sabemos, existem sistemas diferentes e por isso requerem formas distintas de configurar o Controlo Parental.

Vamos providenciar aqui algumas formas de prevenir que os seus filhos ou familiares mais novos possam aceder a conteúdos sensíveis para a sua idade.

Como ativar o sistema de controlo parental em OS Android:

  1. Abrir a app Google Play;
  2. Na parte superior direita, carregar no ícone do perfil;
  3. Carregar em Definições – Família;
  4. Ativar o Controlo parental;
  5. Para proteger o controlo parental, criar um PIN que a criança ou adolescente não conheça;
  6. Selecionar o tipo de conteúdo que pretende filtrar;
  7. Escolher como pretende filtrar ou restringir o acesso.

Também poderá saber mais aqui.

Como ativar o sistema de controlo parental em iOS Apple:

Para conseguir ativar o sistema de controlo parental em dispositivos iOS Apple tais como o iPhone, iPod Touch ou iPad, eis os passos sugeridos:

Ao contrário dos dispositivos Android, as definições de privacidade e controlo parental em iOS são efetuados manualmente em cada aparelho:

  1. Aceder às Definições e depois em Tempo de Ecrã;
  2. Na função Ativar tempo de ecrã, ativar e depois selecionar se o dispositivo é seu ou da criança;
    a. Convém criar um código apenas seu, em Usar código do tempo de ecrã, para evitar que consigam mudar as definições que for preparar.
    b. Sugerimos que coloque um código distinto do que desbloqueia o telemóvel de forma geral.
    c. Depois de configurar o código e o voltar a confirmar, vai ser solicitado o seu ID Apple e senha dessa conta para confirmar ser a entidade que vai gerir este aparelho.
  3. Depois clicar em Conteúdo e Privacidade para definir o que permite ou não ver em termos de conteúdo em apps, livros, programas de TV, filmes, etc;
  4. Se quiser impedir compras do iTunes e App Store, também poderá condicionar esse acesso no mesmo espaço da privacidade em Tempo de Ecrã;
  5. Algumas apps e funcionalidades podem ficar restritas, caso assim o defina nesse mesmo espaço;
  6. Para evitar conteúdos explícitos e classificados, convém igualmente restringir os mesmos no mesmo espaço já indicado acima, inclusive os que são acedidos através do browser Safari do aparelho, mediante a classificação do conteúdo que permite ou não.

Mais informação em detalhe aqui.

Esperamos que, desta forma, consiga sentir maior segurança no que diz respeito aos conteúdos que a criança a seu cargo ou a quem ofereceu um aparelho que lhe permita estes acessos irá poder consumir.

Se este artigo lhe foi útil, porque não partilhar com os seus amigos?

Surpreender na Cama no Ano Novo

Ano Novo – Surpreender na Cama

Disfunções Sexuais Femininas

Disfunções Sexuais Femininas