in

Conheça os benefícios do orgasmo

benefícios do orgasmo

Sexo é bom e faz bem à saúde. Se for acompanhado pelo orgasmo, então, melhor ainda, pois os benefícios do orgasmo são muitos. O orgasmo é o ápice do prazer que se consegue atingir numa relação sexual ou durante a masturbação.

Contudo, nem sempre é fácil chegar lá, principalmente para as mulheres.  A sua importância é tal, que até tem um dia dedicado ao mesmo – dia 31 de julho, dia Internacional do Orgasmo.

Diferenças do orgasmo entre homens e mulheres

As mulheres e os homens experimentam o orgasmo de maneiras diferentes. Talvez a principal diferença seja o tempo que cada um leva para o atingir. Para as mulheres, demora um pouco mais, mas quando chega é mais demorado que o do homem.

A nível físico, o orgasmo carateriza-se pelo aumento da frequência cardíaca, da respiração e da pressão arterial para ambos os sexos. Há também uma contração do clitóris, da vagina, do ânus, do útero e dos músculos pélvicos para as mulheres. E nos homens, também ocorrem contrações musculares na área da pélvis, na próstata e nas vesículas seminais, que são responsáveis por expulsar o sémen.

Cada mulher e cada homem tem uma forma diferente de sentir um orgasmo. Não acontece sempre da mesma maneira e nem tem a mesma intensidade. Não podemos e nem devemos comparar o nosso orgasmo com o dos outros, porque é diferente para cada pessoa.

Às vezes podemos sentir ser só um calorzinho e outras vezes, sensações mais intensas. Portanto, se ouviu aquela amiga ou amigo dizer que sente tremores, cãibras ou vê estrelas e você não sente nada disso, não se preocupe. O seu orgasmo tem uma intensidade diferente inclusive de outros orgasmos que já possa ter sentido. Definitivamente, nunca são iguais.

Curiosidade: Em qualquer caso, o orgasmo para as mulheres tem uma duração média de 10 a 15 segundos e para os homens de 4 a 6 segundos!

Benefícios do orgasmo

Quando o orgasmo acontece, o corpo fabrica e liberta serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina. Estas hormonas são conhecidas como “hormonas da felicidade”. Com este nome, os benefícios só podem ser muito bons. Veja alguns deles:

Diminui o stress

O orgasmo promove uma enorme sensação de bem-estar e relaxamento, eliminando toda a tensão do corpo e consequentemente aliviando o stress.

Combate a insónia e ajuda a dormir melhor

Graças à liberação de endorfina que acontece com o orgasmo, o sono se tornará muito mais tranquilo e revigorante. E este benefício não ocorre só no dia em que teve o orgasmo. Ainda permanece por mais algum tempo.

É um analgésico natural

As endorfinas liberadas pelo orgasmo, atuam no sistema nervoso diminuindo a sensibilidade à dor. Reduz as enxaquecas e as cólicas menstruais.

Melhora a pele

O orgasmo causa dilatação dos vasos sanguíneos fazendo com que o oxigénio circule pelo corpo aumentando a produção de colagénio. Isto deixa a pele mais brilhante, macia e viçosa.

Aumenta a autoestima

Ter um orgasmo, liberta ocitocina no nosso corpo, e esta hormona, quando libertada, contribui para sentimentos de maior confiança.

Melhora o humor

Os orgasmos libertam dopamina e endorfinas, fazendo com que as pessoas se sintam mais felizes e com um melhor humor. Estas hormonas são conhecidas por estarem no grupo das “hormonas da felicidade”.

As mulheres, embora tenham mais dificuldade em atingir o orgasmo, têm uma vantagem sobre os homens, uma vez que conseguem ter orgasmos múltiplos, aquela sensação de prazer contínuo. O segredo está em conhecer melhor o seu corpo, saber o que a excita mental e fisicamente para conseguir prolongar o pináculo do prazer.

Já há quem diga que os homens também conseguem. Embora seja mais difícil, não é impossível! Requer é muito treino e concentração, pois é preciso ter controlo sobre a ejaculação seca.

Agora que já conhece os benefícios do orgasmo, aproveite e partilhe este artigo com os seus amigos ou amigas para que também possam saber as vantagens do orgasmo.

ejaculação precoce

Ejaculação precoce: dicas para um homem durar mais tempo na cama

clitóris

Clitóris: conheça melhor o órgão feminino do prazer