in

Cuidados de higiene depois do sexo

Mulher no chuveiro após relação sexual

Para ter prazer sem colocar a saúde em risco, os cuidados com a higiene depois do sexo e mesmo antes, são fundamentais.

Depois de uma relação sexual, tudo o que queremos fazer é relaxar, deitar e aproveitar os momentos felizes que estes encontros íntimos provocam. No entanto, isso pode não ser o melhor para a saúde tanto masculina como feminina.

Por que temos que ter cuidados de higiene depois do sexo?

Quer seja uma rapidinha ou uma longa noite de sexo intenso, ficamos mais propensos a infeções urinárias e doenças sexualmente transmissíveis. Para garantir que isso não aconteça, tanto os homens quanto as mulheres precisam incluir uma rotina de higiene depois do sexo.

Higiene depois do sexo para elas

Fazer chichi como boa higiene depois do sexo.
Fazer chichi como uma boa higiene depois do sexo

Fazer chichi – Urinar depois do sexo talvez seja a prática mais importante para as mulheres. E porquê? A uretra da mulher é muito curta e com a fricção e proximidade do ânus, as bactérias que causam as infeções urinárias podem se instalar na bexiga abrindo as portas para uma cistite. O ato de fazer chichi, limpa a uretra e dificulta a subida das bactérias.

Mas não é preciso sair a correr da cama. Até 30 minutos é um bom timing para esta prática.

Lavar a vulva – Não é necessário fazer lavagem intravaginal. No entanto, algumas coisas devem ser feitas na higiene após o sexo para manter toda a área genital saudável. É preciso limpar suavemente a zona externa com água morna e/ou sabonete sem perfume. Sempre de frente para trás. Evite também dormir com pijamas ou cuecas justas e de tecido sintético. Prefira sempre peças mais folgadas e de algodão. Se se sentir confortável, opte por ficar sem cuecas enquanto dorme.

Limpar os sex toys – Quando estes brinquedos forem utilizados, também devem ser higienizados antes e depois. Bactérias, vírus e fungos ficam na superfície desses objetos, e por isso são capazes de espalhar DSTs e outras infeções.

Higiene depois do sexo para eles

Fazer chichi – Urinar como higiene depois do sexo é benéfico para ambos os sexos. Este ato minimiza as hipóteses de contrair infeções do trato urinário, bem como DSTs.

Lavar o pénis – Os homens devem sempre manter o pénis limpo, mas depois de ter sexo, é ainda mais importante, especialmente se tiverem praticado um dos fetiches sexuais preferidos dos homens, o sexo anal.

Há homens que vão para o duche, outros preferem lavar o pénis no lavatório, não importa. O que é preciso, é seguir algumas regras tais como usar sabão neutro e água morna se possível. Para quem não for circuncidado, é preciso puxar a pele do prepúcio para trás e limpar bem as reentrâncias do pénis.

Lavar as mãos – Esta é uma regra para ambos os sexos. Lavar as mãos antes e depois do sexo é essencial para proteger os genitais. Qualquer bactéria pode ser transmitida pelo toque, portanto, este ato simples é fundamental para a boa saúde sexual.

Para que não fique nenhuma má recordação depois de uma noite de sexo, basta colocar em prática estas dicas de higiene.

Para mais informações sobre como cuidar da saúde sexual, opte pelas fontes mais confiáveis como a Organização Mundial de Saúde.

Se gostou deste artigo, partilhe com os seus amigos.

Artigo atualizado, tendo sido publicado inicialmente a 16 de Setembro de 2022.

Sexo na Praia dos Prazeres, Capítulo Final

Sexo na Praia dos Prazeres – Capítulo Final

mulher sexy em lingerie preta

O desejo sexual aumenta na Primavera?