in

A idade e o desejo sexual

casal na cama, homem deitado em cima da mulher, desejo sexual

São vários os fatores que interferem no desejo sexual ao longo da vida. Mas será que a idade é um deles?

Sim, idade e desejo sexual estão intimamente relacionados. Durante a nossa vida, o corpo passa por muitas transformações. O que, por exemplo, aos 20 anos parecia fácil, aos 50 pode custar mais. E não é só a questão física. Os estados mentais, níveis de stress, crenças e saúde, de modo geral, também têm grande influência na libido.

Afinal, com o passar da idade, é natural interagirmos de diferentes formas com o ambiente e situações ao nosso redor o que origina altos e baixos na libido.

Quando aparece o desejo sexual?

Apesar da sexualidade humana se desenvolver desde o início da vida no útero materno, o desejo sexual só começa a aparecer a partir da puberdade/adolescência.

As primeiras descobertas surgem normalmente na fase da puberdade. Por volta dos nove anos começam a aparecer as primeiras alterações. Para os meninos, o pénis e os testículos aumentam e para as meninas, começam a crescer os seios e curvas, além do aparecimento dos pelo púbicos em ambos.

A partir daí, começam a tocar o próprio corpo e percebem que este ato proporciona prazer. E é essa perceção que dá início à prática sexual com cunho de desejo. No início, através da masturbação e depois mais tarde, através de relações sexuais.

De modo geral, é possível dividir o desejo sexual por faixas etárias.

Desejo Sexual aos 20 anos

A partir dos 20 anos inicia-se a fase adulta e um período de maior atividade sexual. Os homens estão no seu auge físico, uma vez que atingem os níveis mais altos de testosterona, o que obviamente influencia o desejo sexual.

As mulheres, também estão numa ótima fase a nível físico. É uma fase muito fértil em que o desejo está ao rubro.
De modo geral, a fase de maior desejo sexual vai dos 20 aos 28 anos.

Desejo Sexual entre os 30 e os 40 anos

Nestas idades, muitos homens continuam com muito desejo sexual, embora os índices de testosterona já comecem a diminuir lentamente. Outros fatores que podem influenciar a libido nesta fase são o stress com as responsabilidades familiares e compromissos quotidianos.

O mesmo acontece com as mulheres. Embora estejam no auge da vida sexual, o desejo pode diminuir, por exemplo, com a ocorrência de uma gravidez.

Seja em que idade for, a gravidez tem um grande impacto na vida sexual feminina. Há alterações significativas no corpo e nas hormonas e isso pode significar uma diminuição da libido. Gerar, amamentar e criar filhos geralmente afetam o tempo, a energia e o interesse por sexo.

Desejo Sexual aos 50 anos

Nesta idade, os homens experimentam uma diminuição mais acentuada nos níveis de testosterona. Mas mesmo com a diminuição desta hormona, se não houver disfunção, não há motivo para não haver ereção. O que pode acontecer é demorar um pouco mais para aparecer e ser um pouco mais difícil de manter. Havendo desejo sexual, a ereção é garantida.

Para a maioria das mulheres, a menopausa começa a dar os seus primeiros sinais. Os níveis de estrogênio caem, o que pode afetar um pouco a libido, além de gerar secura vaginal. Podem também surgir afrontamentos, aumento de ansiedade e ganho de peso.

Para algumas, o fato de ter menos risco de engravidar acaba por ser um fator que influi positivamente no desejo sexual. Já para outras, a menopausa pode significar que estão a ficar velhas e a libido diminui em consequência deste tipo de pensamentos.

casal senior, desejo sexual depois dos 60 anos

Desejo Sexual a partir dos 60 anos

Embora ainda existam muitas pessoas que pensam que não existe sexo na terceira idade, a sexualidade a partir dos 60 anos existe e pode ser muito satisfatória.

É claro que o corpo muda e o sexo já não é o mesmo de quando se tinha 20 anos. Mas o desejo sexual existe e deve ser vivido em toda a sua plenitude.

Se houver algum problema a nível físico que impeça uma vida sexual plena nesta idade ou em outras, é importante procurar ajuda especializada e uma solução adequada.

Se gostou do artigo sobre Desejo Sexual e Idade, partilhe com os seus amigos.

Mulher com preservativo no bolso de trás das calças. Prevenção de DST's

DST’s o que são e como prevenir

Mulher sexy sentada em cima do homem a beija-lo apaixonadamente

3 Benefícios do Beijo