in

O que é ser pansexual e autosexual

mulheres-pansexual

Novos conceitos e terminologias em relação à sexualidade chegam a todo o momento às nossas vidas. Já ouviu falar em Pansexual e Autosexual? Leia o nosso artigo para ficar por dentro do assunto.
Já faz algum tempo que homossexual, heterossexual e bissexual eram os únicos termos conhecidos para quando nos pretendíamos referir à sexualidade das pessoas. Hoje em dia, com o aparecimento de novas caracterizações sexuais, existem vários termos diferentes que nos podem deixar um pouco confusos. E, além da confusão, quando não utilizados da forma correta, ainda pode causar algum mal-estar ou uma situação desagradável.
E, por essa razão, hoje vamos esclarecer dois desses novos termos: Pansexual e Autosexual.

O que é ser pansexual e autosexual

O que é ser Pansexual

Se olharmos com um pouco mais de atenção para a Etimologia da palavra, fica mais fácil perceber do que se trata, O termo pansexual originou-se a partir do prefixo grego “pan”, que significa “tudo” ou “todos”. Portanto, ser pansexual é se sentir atraído por pessoas de todos os géneros, sem distinção.

Há quem pense erroneamente que ser pansexual é sentir atração sexual por qualquer tipo de ser vivo, incluindo animais e plantas. É uma ideia completamente equivocada. A pessoa sente atração pelo ser humano e não pelo género, não importando se é uma mulher ou um homem, ele ou ela. Para a pansexualidade o género não importa.

Os pansexuais podem referir-se a si mesmos como cegos a género, ou seja, género e sexo não são fatores determinantes para que exista atração sexual ou romântica por alguém.

Pansexual e Bissexual

Existe também alguma confusão entre estes dois termos. Há quem pense que é a mesma coisa. Como já referimos, os pansexuais não se limitam apenas aos géneros feminino e masculino. Estas pessoas podem se interessar, por exemplo, por intersexuais, género fluido, travesti etc, rejeitando a limitação tradicional binária de género homem/mulher que é característica de quem é apenas bissexual.
Os pansexuais também são conhecidos como omnisexuais.

O que é ser Autosexual

Autosexual é um termo não tão conhecido como Pansexual. Para muitos, até pode ser a primeira vez que ouve falar. Resumidamente, podemos dizer que o Autosexual é aquele que se sente atraído por si mesmo, mais do que pelos outros.

O termo foi usado pela primeira vez pelo terapeuta sexual Bernard Apfelbaum, em 1989, para se referir às pessoas que tinham dificuldade em se excitar sexualmente por outra pessoa. Atualmente, o termo é utilizado mais amplamente para designar pessoas que se sentem atraídas pelos seus próprios corpos.

A pessoa autosexual sente-se sexualmente atraída por si mesma, pelo seu corpo. Sente-se sente excitada, por exemplo, ao ver sua imagem refletida no espelho. É sentir uma atração profunda por si própria. 

Enquanto a maior parte das pessoas se sente excitada ao imaginar, por exemplo, o corpo do seu par, o autosexual fantasia consigo próprio. Quando está a se masturbar, pensa em si próprio e fantasia sobre fazer sexo com ele mesmo.
Isso não significa que o autosexual não se relacione sexualmente com outras pessoas. Apenas, para essa pessoa, ninguém será capaz de superar o prazer que sente consigo próprio.
Muitas vezes, o autosexual é confundido com o narcisista, mas não é a mesma coisa. O narcisista precisa de platéia, de admiração dos outros, de ter o ego acariciado constantemente. O autosexual, por sua vez, não precisa de mais nada além dele próprio.
Independente da escolha de cada um no que diz respeito á sexualidade, o que importa é ser feliz e aceitar aquilo que se é sem julgamentos.
Se gostou do artigo, partilhe com os seus amigos.

Saiba tudo sobre o rimming (analingus) 

Saiba tudo sobre o rimming (analingus) 

Método Kivin

Kivin: como proporcionar um orgasmo rápido e intenso à mulher