in

O que é o Poliamor?

O que é o poliamor?

O poliamor, considerado um estilo de vida mais alternativo, está a tornar-se cada vez mais conhecido. Será que é errado sentir amor e desejo por duas pessoas ao mesmo tempo?

O que é o Poliamor?

Embora seja um termo que está a ser visto e ouvido com mais frequência, ainda há muita confusão sobre o seu verdadeiro significado.

De acordo com a Polyamory Society, poliamor é a filosofia e prática não possessiva, honesta, responsável e ética de amar várias pessoas em simultâneo. Em vez de aceitar as regras gerais da sociedade que dizem que podemos amar apenas uma pessoa de cada vez, o poliamor enfatiza a escolha consciente com quantos parceiros nos desejamos envolver. Uma pessoa que se diz poliamorosa pode ter ou estar aberta a ter vários relacionamentos românticos e/ou sexuais.

Como exemplo de uma pessoa que adotou um estilo de vida poliamoroso, podemos falar do cantor Nick Cannon. Atualmente Cannon tem 10 filhos com mulheres diferentes e está à espera do 11º. Ele afirma que todas estas mulheres estão à vontade com o relacionamento e que ele estaria a ser desonesto se tentasse ser monogâmico.

Poliamor X Poligamia

Como já referimos anteriormente, o poliamor é frequentemente confundido com poligamia, mas na verdade, são duas coisas completamente diferentes.

A poligamia refere-se especificamente a casamento, ou seja, para ser poligâmico é preciso estar casado ou em união conjugal com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Em muitos países, inclusive em Portugal, a poligamia é considerada crime e passível de punição. No entanto, noutros países, é tolerada ou até permitida legalmente.

Um exemplo deste tipo de relacionamento é mostrado no reality show transmitido pelo TLC, Sister Wives. A série documenta a vida de uma família polígama formada pelo pai Kody Brown, as suas quatro esposas e 18 filhos.

O que explica a opção pelo poliamor?

Há muitas pessoas que optam pelo relacionamento não-monogâmico por acharem que é mais confortável, libertador e honesto.

Por exemplo, um dos parceiros ou ambos podem querer experimentar amor romântico ou sexo com outra pessoa do mesmo género ou de género diferente. Ou então, querem amar várias pessoas ao mesmo tempo mesmo que se sintam atraídos e apaixonados um pelo outro. As razões são várias, mas quem adota este estilo de vida, afirma que o principal é que é libertador!

Ao contrário dos relacionamentos abertos, o poliamor é caracterizado pela intimidade emocional, sexual ou romântica entre os parceiros. O poliamor é consensual e divulgado a todos os envolvidos. Inclusive, existem pessoas poliamorosas que não se envolvem sexualmente.

O que interessa no poliamor é ser honesto consigo mesmo e com o(s) parceiro(s).

Se gostou do nosso artigo sobre Poliamor, partilhe com os amigos.

Sexo no inverno aqueça o clima na cama

Sexo no inverno – aqueça o clima na cama

3 Brinquedos sexuais para estimular o sexo anal

3 brinquedos sexuais para estimular o sexo anal