in

Sexualidade e Saúde Mental

sexualidade e saúde mental

Saúde Sexual

           “A Saúde Sexual é um estado de bem-estar físico, mental e social em relação à Sexualidade. Exige uma abordagem positiva e de respeito pela sexualidade e relações sexuais, bem como a possibilidade de ter experiências sexuais agradáveis e seguras, livres de coerção, discriminação e violência ”. (WHO, 2009)

Sexualidade

            “A Sexualidade é um aspeto central do ser humano ao longo da vida, que engloba sexo, identidade, género, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução. É vivida e expressa em pensamentos, fantasias, desejos, crenças, atitudes, valores, comportamentos, práticas e relacionamentos. Nem sempres todas estas dimensões da sexualidade são vivenciadas ou expressas.  A sexualidade é influenciada pela interação de fatores biológico, psicológicos, sociais, económicos, políticos, culturais, legais, históricos, religiosos e espirituais”. (OMS)

Sexologia Clínica

             A Sexologia Clínica é uma área do conhecimento que trata do comportamento sexual. Estuda aspetos normais e patológicos da sexualidade com uma abordagem interdisciplinar que abrange áreas da medicina, psicologia, psiquiatria, sociologia, antropologia do comportamento sexual. A sexologia aborda temas muito diversos do desenvolvimento sexual, do comportamento sexual, mecanismos das relações eróticas, as relações emocionais, doenças sexuais, entre outos. Trata-se, portanto, de uma área de intervenção multidisciplinar.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ApartadoX.

Natal Especial

Natal Especial

A negação do orgasmo

A negação do orgasmo