in

Dor e prazer: de onde nasce o desejo do BDSM?

BDSM e sadomasoquismo como fonte de dor e prazer - ApartadoX

A conjugação de dor e prazer é um dos pilares das práticas de BDSM, mas sabe de onde vem esse desejo pelo sadomasoquismo?

Embora a prática ainda continue envolta por uma aura de curiosidade, receios e preconceito, o livro e depois o filme “As 50 Sombras de Grey” tornou mais comum as conversas sobre o sadomasoquismo. Esta prática conhecida pela sigla de origem americana BDSM engloba vários tipos de comportamento.

O que é o BDSM além de sadomasoquismo?

B de Bondage é a restrição de movimentos de um dos participantes através de técnicas de contenção e imobilização. Geralmente envolve, cordas, correntes e algemas.

D tem mais de um significado: Disciplina e Dominação. Diz respeito ao controlo que um dos parceiros assume sobre o outro.

S é de Submissão e diz respeito ao parceiro que sente prazer em submeter o outro.

E finalmente o M é de Masoquista. É aquele que tem prazer em ser submetido, ou seja, sente prazer com o próprio sofrimento. Há que ressalvar que o conceito fundamental sobre o qual o BDSM assenta é que as práticas devem ser realizadas num estado SSC, que quer dizer “São, Seguro e Consensual”.

A confiança como centro do sadomasoquismo

No mundo BDSM, a confiança é fundamental. Para que as coisas não fujam ao controlo, os parceiros acordam previamente uma safeword para indicar que se atingiu um limite físico ou psicológico, ou que alguma coisa não está bem. Pode ser cãibras, tonturas, dificuldade para respirar, ou simplesmente porque não está a ter prazer e quer parar.

É importante perceber que o principal objetivo do BDSM não é a tortura sem sentido, mas sim o prazer que os parceiros encontram na dor e em situações desconfortáveis.

Os motivos pelos quais se opta pelo sadomasoquismo

Mas o que explica esta necessidade/desejo de dominar ou ser dominado? Já vimos que há um dominador e um submisso e ambos tem as suas necessidades próprias. O controlo excita o dominador. A necessidade de controlar o mundo ao nosso redor é um sentimento normal em todos nós, e este desejo adquire uma conotação erótica dentro do BDSM porque realça a noção de poder sobre as sensações e emoções. Causar dor no outro significa ter domínio sobre o que ele ou ela sente. E esse poder por si só é algo que traz muito prazer.

E o submisso? A submissão no sexo não deixa de ser também uma forma de controlo.  De acordo com a psicologia, a ligação entre a dor e prazer são biológicas, e os limites disso são do nível psicológico, sociológico e cultural. Quando sentimos algum tipo de aflição, o sistema nervoso central libera dopamina e endorfinas para bloquear sensações desagradáveis e isso gera um sentimento de euforia, semelhante ao proporcionado por drogas como a morfina. Esta “droga natural” estimula as mesmas regiões cerebrais responsáveis pela excitação e paixão. Junto com a adrenalina que sentimos em resposta à dor, os hormônios geram sentimentos mistos. Ao mesmo tempo que sentimos medo do desconhecido, ficamos entusiasmados com o que poderá vir a seguir.

Podemos dizer que a sexualidade de cada um diz respeito às suas características psicológicas e não há o certo e o errado. Muitas vezes o submisso é alguém que na vida real é responsável por tomar grandes decisões como, por exemplo, um grande empresário. O dia a dia destas pessoas é muito stressante e ao se entregarem ao papel de submissos podem “relaxar” e ser dominados, sem ter de decidir mais nada pois a submissão é um ato de grande entrega.

Comunicação é chave no BDSM

Antes de começar a praticar o BDSM, é preciso que se informe muito sobre o assunto. Se tiver um parceiro fixo, conversem sobre os desejos, tabus, traumas e limites. Combinem até onde as práticas podem ir. Tenham a certeza de que desejam fazê-lo e assegurem-se de que existe confiança suficiente para a prática. Afinal entre quatro paredes vale tudo!

Uma última dica: não é aconselhável fazer essa prática sexual com alguém que não conhece ou que conhece muito pouco. Você será imobilizado e ficará sem defesa, portanto todo cuidado é pouco.

Agora que já desmistificamos uma pouco o BDSM, partilhe este artigo com os amigos que desejam ter experiências diferentes na sua vida sexual!

Sexo por webcam: sinta-se confortável com uma cam girl profissional

Dicas para se sentir confortável no sexo por webcam

Os alimentos afrodisíacos que apimentam a vida sexual - ApartadoX

Os alimentos afrodisíacos que apimentam a vida sexual