in

Diferentes tipos de lubrificante e como utilizá-los

Lubrificantes e sex toys

Para que o sexo possa ser sempre um prazer, nunca pode faltar um bom lubrificante.

Aqueles que nunca utilizaram lubrificante na altura de fazer sexo, não sabem o que estão a perder.

O lubrificante geralmente torna o sexo muito melhor. Quando utilizado da forma correta, a pessoa pergunta-se como foi possível viver até o momento sem lubrificante.

No entanto, para obter todos os benefícios que um lubrificante pode aportar, é preciso conhecer quais os tipos disponíveis no mercado e para que serve cada um.

Tipos de lubrificante e para que servem

O lubrificante divide-se basicamente em três categorias: lubrificantes à base de água, à base de silicone e à base de óleo. Mas também existem os híbridos, que misturam diferentes tipos de lubrificantes, além de outras alternativas aos lubrificantes comerciais.

Diferentes tipos de lubrificante e como utilizá-los

Lubrificante à base de água

É o mais versátil de todos e, portanto, é aquele que todos deviam ter.

Pode ser utilizado para todos os tipos de brincadeiras sexuais— por exemplo, para sexo vaginal, anal e masturbação com ou sem sex toys.

Podem utilizá-lo com todos os brinquedos sexuais, incluindo os de silicone e também com todos os tipos de preservativos, látex e não látex.
E ainda tem a vantagem de não manchar, não é pegajoso, sai facilmente e normalmente é seguro para todos os tipos de pele.

A desvantagem deste tipo de lubrificante é que por conter principalmente água na sua fórmula, é rapidamente absorvido pela pele. Quando utilizado como lubrificante sexual, pode secar um pouco mais rápido do que os outros e por isso tem que ser reaplicado mais vezes.

Lubrificantes à base de silicone

Este tipo de lubrificante proporciona uma sensação mais sedosa do que o que tem base de água.

Tem uma consistência mais espessa e por isso tende a durar mais antes de ser preciso reaplicar. Também é hipoalergénico e a maioria das pessoas não sentirá nenhuma irritação. É perfeito, por exemplo, para sexo na água.

No entanto o lubrificante de silicone pode danificar os brinquedos sexuais de silicone e por esse motivo não devem ser utilizados em conjunto.

Lubrificantes à base de óleo

Este lubrificante é conhecido pelas suas propriedades de longa duração, ou seja, se a intenção é que dure mais tempo, é o ideal.

No entanto, não são compatíveis com preservativos de látex. Esse tipo de lubrificante sexual pode aumentar os riscos de um preservativo rasgado, o que compromete as suas características de proteção contra infeções sexualmente transmissíveis e gravidez.

Além disso, como são à base de óleo, podem manchar roupas e lençóis.

Lubrificantes híbridos

Os lubrificantes híbridos combinam normalmente ingredientes de dois tipos de lubrificantes.

São versáteis como lubrificantes à base de água, mas são duradouros e não secam tão rápido como os lubrificantes à base de silicone. Tem uma textura mais cremosa e podem ser utilizados com brinquedos sexuais, pois a quantidade de silicone é muito pequena e não os danificam.

Dentro destes lubrificantes que falámos acima, é possível encontrar opções que prometam não só a lubrificação, como outras sensações: com sabor, natural, quente, frio, etc. Esses lubrificantes até podem ser divertidos, mas é preciso tomar cuidado, e observar os ingredientes para não acontecer alguma reação alérgica ou até infeção.

Resumindo, utilizar lubrificante, é uma maneira simples e divertida de levar o sexo para o próximo nível. Com essas informações é possível escolher o que mais se adapta ao que se pretende e tirar partido dos benefícios.

Se gostou do nosso artigo, partilhe com os seus amigos.

Mulher sexy deitada no sofá

Brinquedos sexuais para dois? Experimente o baloiço sexual

Homem com barba

Cuidados com a barba na hora do sexo oral