in

A importância da comunicação na vida sexual de um casal

Como melhorar o relacionamento através da comunicação na vida sexual de um casal

Os casais têm por hábito conversar sobre muitos temas. Dividem casa, contas, filhos, , tarefas, mas quando chega a hora de falar sobre sexo é mais complicado. A comunicação é a chave para uma relação saudável, e tem um papel fundamental na vida sexual de um casal, pois não só melhora o sexo como o relacionamento.

Porque é difícil comunicar sobre a nossa vida sexual?

De um modo geral, não fomos educados para falar abertamente sobre a nossa vida sexual. Na escola, o sexo é tratado em algumas aulas com professores por vezes inseguros sobre o que devem ou não falar.  Em casa, a maioria dos pais também sente dificuldade em tocar no assunto e muitas vezes só o fazem de uma forma superficial. Por norma, tanto os professores quanto os pais falam sobre os órgãos sexuais, reprodução, período para as meninas, uso de preservativo e pouco mais!  

Só que há muito mais para ser falado! Então o que sucede é que começamos a falar de sexo com os amigos num clima de proibição, o que faz com que todos se sintam inadequados, inexperientes, como se estivessem a falar de algo errado. Este tipo de postura segue-nos pela vida fora, porque simplesmente não fomos treinados para falar sobre vida sexual.

Quando somos adultos e partilhamos a vida com alguém, é muito difícil conseguirmos falar sobre sexo. Ocorre que o diálogo é um dos principais pilares que sustentam um relacionamento saudável e deve incluir todos os temas que dizem respeito a uma vida a dois, incluindo falar de sexo e preferências sexuais. Como o seu parceiro/a saberá do que gosta ou não gosta, se não conversarem sobre isso?

Começar a comunicar sobre a vida sexual do casal

É preciso escolher o momento certo para este tipo de conversa. Há que ter tempo e disponibilidade. Procure iniciar a conversa quando houver pouca ou nenhuma possibilidade de serem interrompidos. Não assuma que o outro sabe que existe um problema em relação à vossa vida sexual. Muitas vezes, mesmo com dicas, o parceiro/a não entende o recado. Portanto, com muito carinho, liberdade e clareza fale sobre o que quer, os seus desejos e as suas fantasias. 

Seja claro/a nas suas intenções. Mostre que o seu objetivo não é fazer com que o parceiro/a se sinta culpado por talvez não estar a corresponder às suas expectativas, mas, sim, aumentar a intimidade entre os dois.  Esta é a hora também de perguntar o que o parceiro/a sente em relação à vida sexual do casal. Se está satisfeito, se pretende mudar alguma coisa, se quer por exemplo experimentar posições novas. Enfim, a conversa pode ser muito produtiva para ambos.

Estas são algumas perguntas que pode fazer com o intuito de se conhecerem melhor e enriquecerem o relacionamento:

  1. Do que gosta e do que não gosta?
  2. A frequência com que fazemos sexo é boa? Ou quem sabe quer que aconteça mais vezes?
  3. O que faz sentir mais prazer?
  4. Experimentar algo novo faz parte dos planos? Quem sabe novas posições ou explorar alguma fantasia ou fetiche?
  5. Existe alguma parte do corpo que gostaria que fosse mais explorada?

A lista de questões pode ser enorme. Estas são apenas algumas sugestões para conduzir a conversa, mas fique à vontade para fazer mais. O que não pode acontecer de forma alguma é ficar na defensiva com o parceiro/a se disser algo de que não gosta ou que gostaria de mudar. Lembre-se que resolveu ter esta iniciativa para melhorar a vossa vida sexual.

Não se esqueça que ter uma boa ligação emocional e sexual é possível, mas para isso é preciso vontade, treino e persistência. Se for possível, não perca mais tempo e comece hoje mesmo! Certamente logo colherão os frutos do vosso empenho e terão uma vida íntima maravilhosa!

Gostou desse artigo? Ajudou de alguma forma? Então, se a sua resposta for afirmativa, partilhe com seus amigos para que eles também tenham a oportunidade de melhorar a vida sexual.

Tudo o que deve saber sobre sexting, mensagens e significado

Tudo o que deve saber sobre sexting

Voyeurismo: o que é e onde nasce o prazer deste fetiche sexual?

Voyeurismo: de onde nasce o prazer deste fetiche sexual?