in

Quantas vezes por semana deve um casal ter relações sexuais?

quantas vezes um casal deve ter relações sexuais por semana

Quantas vezes um casal normal tem relações sexuais numa semana? O que é normal? O que não é? O “normal” pode ser muito relativo. A frequência das relações sexuais varia de acordo com cada caso. Alguns casais fazem sexo duas vezes por mês e consideram que está muito bom e outros fazem sexo todos os dias. Portanto, o que é normal para uns pode não ser para outros.

A verdade é que não existe um padrão ideal a seguir, isso vai variar de casal para casal. O mais importante é valorizar a qualidade do sexo que acontece do que a quantidade de vezes que têm sexo. De nada adianta ter relações sexuais todos os dias se não forem satisfatórias para ambos.

O que dizem as pesquisas sobre quantas vezes deve ter sexo por semana?

Como a frequência das relações sexuais é um assunto que suscita muito interesse, várias pesquisas neste sentido são realizadas. O que se pode dizer é que a quantidade de relações sexuais varia de acordo com a idade, saúde e estilo de vida e que não há um número de vezes certo ou errado, mas apenas uma média recomendada.

O Instituto Kinsey para a Investigação do Sexo, da Reprodução e de Género,  realizou uma pesquisa sobre a frequência sexual e apurou que 34% dos casados fazem sexo entre duas e três vezes por semana, 45% algumas vezes por mês e 13% apenas algumas vezes por ano. 

Fatores que determinam a frequência das relações sexuais

Este mesmo estudo, mostra que a idade é um fator determinante para o número de vezes que se faz sexo. Veja os números:

  • Jovens entre 18 e 29 anos têm uma média de 112 relações sexuais ao ano, o que corresponde a três vezes por semana;
  • Adultos entre 30 e 39 anos, têm em média 1,6 relações sexuais por semana;
  • Adultos entre 39 e 49 anos têm em média 69 relações ao ano, ou seja, 1,3 por semana.

Esta mesma pesquisa ainda mostra outros fatores, para além da idade, que influenciam a frequência sexual. São eles: stress, obrigações familiares, profissionais e perda de aptidão física ou mental.

Pesquisas à parte, todos nós sabemos que independentemente do número de vezes, o sexo traz muitos benefícios. Melhora a qualidade no sono, rejuvenesce a pele, combate ansiedade e stress, melhora a função cognitiva, etc. Fazer sexo é uma mais valia para a nossa saúde mental e física.

Portanto, não podemos transformar esta mais valia em preocupação só por não estarmos a fazer sexo tanto quanto as pesquisas indicam. Cada casal tem o seu próprio ritmo. Há casais que preferem dar mais rapidinhas durante a semana, outros optam por esperar pelo final de semana quando têm mais tempo para se dedicarem um ao outro. O que interessa é que ambos estejam satisfeitos com a frequência enquanto casal.

Se um quer mais vezes do que o outro, é uma questão de combinarem uma média que agrade a ambos. Haverá dias em que os dois estarão com vontade e outros em que só um estará. Não vale a pena forçar e só fazer sexo para agradar o parceiro ou a parceira.

Não se esqueça, o sexo para ser bom tem que ter qualidade. A quantidade não garante prazer!

Se gostou deste artigo sobre quantas vezes um casal normal tem relações sexuais, partilhe com os seus amigos.

Maithuna

O que é o Maithuna? Sinta a energia sexual deste ritual tântrico

vibradores masculinos

Vibradores masculinos: quais os melhores para experimentar?