in

Stealthing – Porque não deve colocar em prática

A todo o momento surgem novos termos para tendências sexuais. No entanto, nem todos significam realmente uma prática sexual que deve ser seguida. Atenção, stealthing não é uma nova tendência sexual, é um crime.

O que é stealthing?

O termo Stealthing descreve o ato do parceiro masculino remover o preservativo antes ou durante a relação sexual sem o consentimento da outra pessoa. O termo pode ter sido originado na comunidade gay, onde o stealthing é frequentemente usado para descrever a transmissão criminosa do HIV. Infelizmente a prática se difundiu entre o sexo heterossexual e atualmente alguns homens acham-se no direito de praticá-lo sem o menor respeito pela parceira.

Em alguns países já é uma prática considerada crime, portanto, passível de punição. Lamentavelmente em Portugal ainda não existe uma lei específica para o ato de retirar o preservativo sem consentimento. No entanto, pode-se entender que a pessoa, sendo enganada, está a ser constrangida a um ato que não deu consentimento. Nesse caso, a lei aqui existente pode ser aplicada.

Porque não se deve praticar o Stealthing?

Em primeiro lugar, retirar o preservativo sem o consentimento do par é uma grave violação da autonomia do outro sobre o seu próprio corpo. Perceber que o parceiro não se importa com a sua vontade e toma a decisão de fazer sexo desprotegido como e quando quiser, é uma violação grave do seu direito. As vítimas sentem que sua confiança e autoestima foram completamente desrespeitadas.

Muitas vezes as vítimas não percebem imediatamente que o homem tirou o preservativo. Eles costumam fazer isso de forma muito rápida e geralmente na re-penetração. Ou seja, o sexo começa com preservativo, mas lá pelo meio é retirado sem que a pessoa saiba. Portanto, sem consentimento.

E como é óbvio, retirar o preservativo implica um risco muito elevado de uma gravidez não desejada e/ou a transmissão de DST´s.

Sem consentimento, qualquer tipo de atividade sexual é violência sexual.

O consentimento só acontece quando as pessoas envolvidas em qualquer tipo de atividade sexual concordam em participar por livre e espontânea vontade. Elas também precisam ter a liberdade e a capacidade para fazer essa escolha.

A pessoa que pratica o stealthing causa danos ao bem-estar físico, psicológico e sexual de quem não consentiu que o sexo acontecesse daquela forma!

A Importância de usar preservativo

O preservativo deve ser sempre utilizado durante as relações sexuais. É o meio mais eficaz para se proteger de doenças sexualmente transmissíveis e também evitar uma gravidez indesejada.

Portanto, para que uma relação sexual providencie prazer para todos os envolvidos é necessário sempre consentimento e proteção!

Se gostou deste artigo, partilhe com os seus amigos.

Dois homens e uma mulher na cama

Limites no sexo a três

Homem despido de costas

Os homens fingem orgasmos?