in ,

DST’s o que são e como prevenir

Mulher com preservativo no bolso de trás das calças. Prevenção de DST's

As DST’s afetam milhares de pessoas por todo do mundo. Saiba o que são, quais as mais comuns e como prevenir.

DST´s e IST´s

Em primeiro lugar é preciso referir que a classificação mudou e atualmente distingue-se DST de IST: DST’s são doenças sexualmente transmissíveis enquanto IST’s são infeções sexualmente transmissíveis.

A classificação mudou porque muitas pessoas podem ter a infeção, mas não manifestar a doença. Por outras palavras; as infeções sexualmente transmissíveis (IST´s) são o agente que pode desencadear as doenças sexualmente transmissíveis (DST´s).

O que são DST’s

As doenças sexualmente transmissíveis são doenças que podem ser provocadas por bactérias, fungos, parasitas ou vírus. São transmitidas pelo sangue, sémen e fluídos vaginais de uma pessoa para a outra, através de relações sexuais por via vaginal, anal ou oral.

Portanto, se não usar métodos preventivos, basta ter qualquer tipo de contato sexual com uma pessoa portadora de DST para ficar infetado.

Não importa se a pessoa fez sexo uma vez ou 10 vezes. IST’s podem ser transmitidas através de sexo sem proteção!

DST’s mais frequentes

Algumas DST’s são mais comuns que outras. São elas:

Clamídia

Esta doença sexualmente transmissível é causada por uma bactéria. Os sintomas mais comuns são fluxo vaginal amarelado, vermelhidão nos órgãos genitais e dor durante as relações sexuais. Muitas vezes não apresenta sintomas e acaba por passar desapercebida.

Gonorreia

Esta infeção é bacteriológica. Dor e ardor ao urinar, corrimento vaginal ou peniano e dor durante o sexo.

Sífilis

Pode ser transmitido inclusive apenas com o contato pele a pele. Os sintomas podem ser confundidos com uma gripe.

Herpes Genital

É um vírus. Aparecimento de úlceras (bolhas) na região genital e que depois se tornam feridas.

VIH-SIDA

Vírus transmitido através do sangue, fluídos vaginais e sémen. Os sintomas não surgem de imediato e só pode ser diagnosticada através de exame ao sangue.

Tricomoníase

Muitas pessoas não apresentam sintomas, mas se houver, apresentam-se na forma de corrimento esbranquiçado e dor ou ardor ao urinar.

HPV

Vírus do papiloma Humano – Os principais sintomas são o aparecimento de verrugas e mal-estar genital. Além disso, na mulher, pode causar cancro do colo do útero.

Candidíase

É causada por um fungo. Os sintomas mais comuns são coceira e ardor ao urinar. No homem, a glande pode ficar inchada e na mulher causa corrimento.

Como prevenir DST’s

O único método 100% eficaz para prevenir DSTs é a abstinência sexual, ou seja, não fazer sexo! No entanto, ao se envolver em algum tipo de atividade sexual, existem medidas para minimizar o risco de apanhar uma DSTs:

  • Usar sempre preservativos para relações sexuais com penetração, inclusive com brinquedos sexuais. Isso quer dizer que quando partilhar um vibrador por exemplo, é prudente fazê-lo com um preservativo. Atenção, caso o vibrador seja usado por mais que uma pessoa o preservativo tem de ser trocado.
  • As infeções podem ser passadas da boca para os genitais, ou vice-versa. Para se proteger na altura de dar ou receber sexo oral na vulva ou ânus é necessário utilizar preservativos específicos para esse efeito, as chamadas barreiras dentárias. Se o sexo oral for no pénis o preservativo é essencial.
  • Quando for fazer uma estimulação manual ou penetração com os dedos convém usar luvas (as DST’s também são transmitidas pelo contacto pele a pele).

Além dos cuidados acima descritos, manter uma boa higiene antes e depois da relação sexual também ajuda prevenir a transmissão de DSTs. Portanto, algumas medidas como lavar as mãos antes de ter sexo, lavar-se após qualquer tipo de contacto sexual e também urinar após o sexo ajuda a prevenir infeções urinárias.

A única forma de diminuir a probabilidade de apanhar uma doença sexualmente transmissível é a prevenção. Não é aconselhável ter algum tipo de contacto sexual sem estar protegido.

Se gostou deste artigo, partilhe com os seus amigos.Clamídia

Mulher sexy de 40 anos

Sexo depois dos 40

casal na cama, homem deitado em cima da mulher, desejo sexual

A idade e o desejo sexual